José Melo propõe a Temer Pacto Nacional para combater facções - Portal Javari

O portal de Notícias de Atalaia do Norte

Ultimas

Home Top Ad

some text

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

José Melo propõe a Temer Pacto Nacional para combater facções



O governador do Amazonas, José Melo, encaminhou ao presidente Michel Temer a proposta de construção de um Pacto Nacional para enfrentar o crime organizado e reforçar o combate ao tráfico de entorpecentes nas fronteiras. Segundo o governador, a guerra entre facções pelo domínio do mercado de drogas e armas está na raiz da violência urbana e dos problemas do sistema prisional.

Para aumentar a proteção das fronteiras nacionais, José Melo defende que a Polícia Federal tenha maior efetivo e que as Forças Armadas passem a atuar diretamente na questão.

"Um combate efetivo e eficiente ao crime organizado impõe sua execução na origem maior de todos os problemas da segurança pública nos centros urbanos brasileiros e para o sistema penitenciário, evitando-se que as drogas e armas, principalmente, entrem em nosso país", ressalta o governador no ofício nº 17/2017 GE encaminhado a Temer.

Para garantir recursos, o governador do Amazonas sugere a criação de um Fundo, alimentado com a contribuição de Estados e da União. O Fundo seria destinado a aparelhar as Forças Armadas e a Polícia Federal.

Segundo o governo, os esquemas de transporte usados pelo narcotráfico possuem rotas em pelo menos sete rios do Amazonas. A vulnerabilidade se dá porque o estado faz fronteira com o Peru e a Colômbia, que concentram grandes produtores de entorpecentes e fazem a rota de distribuição no Brasil e em diversos países, passando pelo Amazonas.

"A Polícia Federal faz a sua parte, apesar dos poucos equipamentos, recursos financeiros e humanos, que já estão no seu limite e não conseguem resolver o problema como um todo; as forças de Segurança dos Estados, com deficiência de recursos humanos, desaparelhadas e sofrendo da crise endêmica de caixa, fazem, também, o máximo que podem, mas o problema continua se agravando cada vez mais", disse Melo por meio de assessoria.

No documento, Melo também cita rotas do tráfico no Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, Forças Armadas, Polícia Federal e as forças de Segurança dos Estados trabalhariam em conjunto.

Às Forças Armadas caberia o papel mais importante: controlar rios, aeroportos, estradas e fronteiras. De acordo com o governador do Amazonas, o ordenamento jurídico sobre a matéria já está consolidado na Lei Complementar nº 97/99, que confere às Forças Armadas o poder de polícia em uma faixa de 150 km da linha de fronteira.

Na proposta enviada à Presidência da República, o governador do Amazonas sugere, ainda, a integração de dados de inteligência para determinar as rotas, pessoas e alvos a serem reprimidos, o levantamento de todos os meios, equipamentos e armamentos disponíveis nas forças estaduais de segurança e Forças Armadas, além de premiações para organizações e profissionais que realizarem grandes apreensões de entorpecentes.

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

ANUNCIE AQUI

Páginas